O que chamamos de fantasma? Uma imagem fantasma nada mais é que uma mancha na malha da sua matriz serigráfica. Isso pode ser resultado da tinta ou da emulsão que você usou para criar a arte.

Mas o que pode causar isso? Bom, na verdade há algumas razões para isso acontecer. Uma emulsão que foi parcialmente subexposta é um dos casos mais comuns, isso porque quando ela entrar em contato com algum produto para limpeza a emulsão pode ficar presa entre os fios da malha da sua matriz, dificultando assim a sua remoção. Fique atento aos produtos químicos que você usa para fazer essa remoção e tente evitar ao máximo a subexposição.

Outra razão para o fantasma aparecer acontece caso você use uma tela onde a malha não esteja tão tensionada. Nesse cenário você precisará usar mais pressão para fazer uma boa impressão o que pode fazer com que a tinta fique presa por entre os fios. O uso de abrasivos durante a preparação da tela pode causar arranhões na superfície da malha criando áreas para que os pigmentos se assentem. Outra dica é começar o seu trabalho com a matriz serigráfica apenas quando ela estiver bem sequinha.

Uma outra dica importante é que você limpe bem os dois lados da sua tela durante a limpeza. Se você limpa apenas um lado, você estará empurrando todos os produtos químicos, tinta e emulsão para o outro lado da tela e isso pode causar problemas.

Tente não deixar sua tinta na tela mais do que o necessário, especialmente com tintas à base de solvente ou à base de água. Quando terminar de imprimir, raspe a tinta e limpe a tela.

Se gostou, não deixe de acompanhar o nosso Blog e seguir a Fremplast nas redes sociais: Facebook, Instagram, Youtube e Twitter.

2 Responses to Acabando com os fantasmas na sua matriz
  1. qual e o produto mais recomendado para tira o fantasma da matriz?


[top]

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *